S.O.S Verão: saiba resolver os problemas mais frequentes de cada tipo de fio

GPOINTSTUDIO/ISTOCK

GPOINTSTUDIO/ISTOCK

No verão, os cabelos precisam de cuidados especiais para que aquelas tardes gostosas à beira do mar ou piscina não se tornem um verdadeiro pesadelo. E cada tipo de fio requer uma estratégia especial para continuar bonito e bem cuidado. Descubra os problemas mais comuns para cada um e o que você pode fazer para evitá-los.

UTILIZE XAMPUS PRÓPRIOS PARA REMOÇÃO DE OLEOSIDADE NO COURO CABELUDO. FOTO: CHOREOGRAPH/ISTOCK

UTILIZE XAMPUS PRÓPRIOS PARA REMOÇÃO DE OLEOSIDADE NO COURO CABELUDO. FOTO: CHOREOGRAPH/ISTOCK

Os fios oleosos podem intensificar o aspecto sujo nessa época, além de apresentar uma maior fragilidade. “Eles passam por uma transformação muito grande por conta do calor, tempo abafado e sol, que aceleram ainda mais a produção de óleo principalmente na parte frontal da cabeça. E para amenizar isso muita gente acaba utilizando XAMPUS DE LIMPEZA PROFUNDA, que ao invés de sanar a condição acabam CAUSANDO UMA SENSIBILIDADE GRANDE e geram dois problemas no lugar de um”, explica o hairstylist WAGNER MACEDO, do salão Monde K Coiffeur.

Para resolver será preciso apostar em dois xampus seguidos por um condicionador adequado. “É importante fazer uso de um que CONTROLE A OLEOSIDADE DO COURO CABELUDO, APLICANDO SOMENTE NELE, sem espalhar para o comprimento. Em seguida, passe um próprio para o seu tipo de cabelo, que pode ser com tintura, quimicamente tratado, cacheado ou loiro, isso evitará que a estrutura do seu fio mude. O condicionador no meio e pontas também é indispensável para não ativar as glândulas sudoríparas e deixar tratado e bonito”, indica. MÁSCARAS E HIDRATAÇÕES PODEM SER USADAS MENSALMENTE OU A CADA 15 DIAS, dependendo da necessidade.

FIOS SECOS

PROTEÇÃO CONTRA O SOL E PISCINA É INDISPENSÁVEL PARA FIOS SECOS. FOTO: WAVEBREAKMEDIA LTD

PROTEÇÃO CONTRA O SOL E PISCINA É INDISPENSÁVEL PARA FIOS SECOS. FOTO: WAVEBREAKMEDIA LTD

Madeixas naturalmente mais secas precisam de cuidados redobrados para não acabar com aquele aspecto de palha, portanto, tenha uma atenção especial quando for expô-las a danos:  “Ao tomar banho de piscina ou mar, e até mesmo caminhar no sol, ele resseca ainda mais.HOJE EM DIA EXISTEM PRODUTOS DE PROTEÇÃO SOLAR QUE AMENIZAM O EFEITO NOCIVO muito bem e que são muito importantes”.

Ao fazer a lavagem, utilizar o xampu correto é a chave para o sucesso. “Não basta apenas proteger, é preciso repor elementos hídricos. As mulheres tem o costume de usar itens com proteína ou para cabelos quebradiços nessa época, mas isso pode deixar o fio ainda mais rígido. O CORRETO SERIA USAR UM XAMPU BEM HIDRANTE”, alerta.

Hidratações no salão e em casa também devem ser mais constantes, o que ajudará a passar pela temporada sem grandes prejuízos: “A máscara de HIDRATAÇÃO PROFUNDA PODE SER USADA COM FREQUÊNCIA MAIOR, uma vez por semana. Isso dará ainda mais proteção e recuperará o toque macio. No salão, mantenha tratamentos profundos a cada 15 ou 20 dias”.

FIOS MISTOS

CABELOS MISTOS PRECISAM DE HIDRATAÇÃO APENAS NO COMPRIMENTO. FOTO: ALLIANCE/ISTOCK

CABELOS MISTOS PRECISAM DE HIDRATAÇÃO APENAS NO COMPRIMENTO. FOTO: ALLIANCE/ISTOCK

Apresentam a raiz oleosa e pontas secas, e o que não faltam são produtos prometendo o efeito dois em um no mercado. No entanto, você pode estar comprando gato por lebre. “É puro marketing, não existe um produto que consiga ter essa ação. O que acontece nesse cabelo é que o óleo da raiz não chega até as pontas por fatores diversos, como a forma ou mesmo passar demais as mãos no decorrer do dia. Nesse caso, É IMPORTANTE USAR O XAMPU PARA EQUILÍBRIO DA OLEOSIDADE NO COURO CABELUDO E UM XAMPU DE HIDRATAÇÃO SUAVE SOMENTE NO MEIO E PONTAS para que o comprimento fique hidratado, mas sem pesar”, aponta.

A máscara também deve ser utilizada semanalmente, mas cuidado para não errar na aplicação do produto: “Elas precisam ser colocadas só no comprimento, porque são muito consistentes e podem dar oleosidade aumentada no topo. Lembre-se que usar muito não é o que garante a ação eficiente. Para passar corretamente, TIRE O EXCESSO DE ÁGUA COM UMA TOALHA, DIVIDA AO MEIO E JOGUE UMA MECHA PARA CADA LADO. Aplique um pouco em cada lado a partir da altura da orelha, que é a distância necessária”.

PARA TODAS

Independente do tipo de cabelo, aposte nos leave-ins e outros itens que podem ser aplicados sem enxague, garantindo proteção e brilho no dia a dia. “ESSA É A MELHOR ÉPOCA PARA USAR LEAVE-IN E CREME PARA PENTEAR COM PROTEÇÃO SOLAR, porque eles mantém a hidratação e ainda te dão ondas ou cachos muito bonitos. As loções fininhas são ideais para os fios médios e finos, e as mais cremosas e concentradas para os grossos”, aconselha.

Outro ponto importante é EVITAR DORMIR COM OS CABELOS MOLHADOS, algo comum nas noites quentes. “Isso ocasiona maior fricção e desgaste nos fios, porque as cutículas ficam naturalmente mais abertas após lavar. Não é recomendado”, adverte.

Fonte: DaquiDali

0 comentários

Escreva um Comentário

Campos com * são obrigatórios